Livro. Definição: Capa dura com nome de autor e Titulo sobre o que se refere. Contem folhas de papel impressas que se denominam paginas. Um conjunto de páginas chama-se capítulo. E um conjunto de capítulos é o livro em si. Ou seja. Um livro é um monte de papel que tem informações sobre um determinado assunto organizadamente.
Essa definição arcaica engessa nossos conceitos e nos faz ter medo do novo. Um livro é sim uma quantidade relevante sobre determinado assunto mas não necessariamente impresso em folhas de papel ou de plástico ou de qualquer coisa. Na era em que nos encontramos a necessidade de papeis impressos ja não é mais tão imprescindível. Muitas coisas hoje são digitais, coisas antes eram impressas como: dinheiro (cartão de crédito), desenhos arquitetônicos (AutoCAD) e porque não livros ?
Hoje temos os e-books (livros virtuais), sua comodidade e praticidade são incríveis, algumas delas são:
Não precisa imprimir. Lemos no computador ou em aparelhos de e-books, logo economia em papel e em arvores, ou seja e-book é ecologicamente correto.
Divulgação. Se desejar vender seu livro, você precisa disponibilizá-lo em uma boa livraria, pois a vitrine será rica em cultura e sua obra estará La compondo a mesma, mas já pensou em uma vitrine mundial ? Tudo que disponibilizamos na internet é globalizado para o mundo, pois todas as etnias e nações que tenham acesso a web irão ter acesso a sua obra.
Rentabilidade. Realmente se utilizarmos ou publicarmos nossos livros em sites de venda, os que são mais visitados hoje em dia, teremos um retorno rápido de nossas obras, pois livros na internet são sempre mais baratos. O fato de isso ocorrer é por causa dos impostos. Imaginemos os impostos pagos para manter uma livraria na cidade ou em um shopping ?
E as despesas para pagar os vendedores dentro da livraria ? Todos estes valores são embutidos no livro que será vendido. Já na internet não existe livraria e sim um site de livraria. Não ocupa espaço físico e sim virtual. Você navega na livraria, logo não a vendedor. Sem o ônus de impostos ou despesas o livro custaria o real valor. Sendo assim mais pessoas comprariam pois é mais barato.
Porem Algumas grandes obras são digitalizadas e disponibilizadas na web gratuitamente sem o conhecimento do autor. Esse tipo de pirataria é muito comum em obras como a Barsa, a Bíblia, e outras grandes obras. Isto faz com que a obra do autor não esteja totalmente segura por direitos autorais. É como um Xerox. Mas virtual. Uma vez na internet este conteúdo livre e sem ônus, ele se expande pela web em uma velocidade extraordinária,
ou seja, se seu livro caiu na internet de forma que qualquer usuario possa baixar sem pagar, você pode mover uma ação para que esse conteúdo(livro) saia daquele site e sem duvida você ira ganhar. Porem quem já baixou ira novamente publicar seu livro gratuitamente na Web. Como quase tudo na vida isto também tem seus pros e seus contras.
Particularmente já utilizei muitos materiais (e-books) virtuais e isso me poupou muito dinheiro.
Aconselho a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário